Rua Isidoro Ksiazkiewicz, Nº 95

Costeira - Araucária

(41) 9 9750-0783

Vendas - Suporte

A importância de uma smart home para a criação de uma cidade inteligente – Rede Noticiando

Atualmente, a tecnologia nos permite ter um maior controle do consumo em nossas casas. Essa é a principal tarefa de uma casa inteligente, além de garantir maior segurança e eficiência energética
Mas o que é e o que caracteriza uma casa inteligente? Se você se preocupa por economia, por algo simples e mais verde, aposte em uma casa inteligente!
O que é uma casa inteligente?
Uma smart home ou casa inteligente é aquela que possui a tecnologia necessária para automatizar todas as tarefas que fazem parte dos hábitos diários. Não importa se você está em casa ou não, pois com a tecnologia você pode controlar tudo à distância.
Em uma casa inteligente, você pode desligar ou regular a iluminação em cômodos que não estão sendo usados nesse momento. Da mesma forma, a temperatura e os aparelhos podem ser controlados. Todo esse controle estará refletido na conta de luz, pois eles só serão usados ​​quando você precisar deles e isso ajudará a que você poupe energia.
Características de uma casa inteligente
Se você decidir automatizar sua casa, deve saber ao certo o que é uma casa inteligente. As principais características de uma casa inteligente são várias:

Em geral, a automação da sua casa possui três componentes básicos: o painel central, a fiação e os sensores. A partir do painel de controle, você poderá monitorar todas as funções que você pré definiu (iluminação, temperatura, etc.).
A fiação é a forma de comunicação entre este painel e as tomadas ou lâmpadas wi-fi. No entanto, os cabos são cada vez menos usados, pois grande parte dessa tecnologia é sem fio. Os sensores são aqueles que coletam os dados para atuar e reduzir a iluminação ou oferecer mais conforto. 
Smart Home e Smart City
Os cidadãos inteligentes estão cientes de todos os benefícios que a digitalização traz. Porque? Eles sabem que o uso da tecnologia tanto nas residências como na cidade promove o cuidado com o meio ambiente.
É evidente que otimizar o consumo de água e energia ajuda a proteger o planeta dos impactos negativos que tem sofrido. Tanto a Smart Home como a Smart City trabalham para essa otimização.
As cidades, por meio de sensores, prestam melhores serviços aos cidadãos e monitoram o trânsito ou os pontos de maior poluição para agir contra ele. Edifícios inteligentes são um exemplo claro de otimização de recursos em cidades inteligentes.
O objetivo atual das grandes cidades inteligentes é atingir o que chamam de estilo de vida inteligente. Aí está interconectado desde o mais íntimo da casa, ao mais público, em edifícios, empresas, estradas, etc.
Edifícios inteligentes: o coração das cidades inteligentes
O que caracteriza uma cidade inteligente? Em primeiro lugar, deve ser uma cidade amiga do ambiente. Dessa forma, deve estar comprometida com a proteção do cidadão por meio de uma boa gestão pública, condições de mobilidade e esforços que facilitem a coesão social.
Cidades inteligentes possuem edifícios inteligentes que trabalham com tecnologia para proporcionar conforto, segurança e sustentabilidade. Elas são projetadas, assim como uma casa inteligente, para cidadãos inteligentes que estão comprometidos com a redução da poluição existente.
Os smart buildings oferecem segurança e eficiência energética. Além disso, visam mitigar a deterioração do meio ambiente. Algumas de suas características são: estacionamentos inteligentes, sistemas eficientes de coleta de lixo, controle de energia elétrica, sistema de orientação para pessoas com deficiência, entre outros.
Vantagens de uma Smart Home: economia de energia
A automação residencial é a tecnologia usada em uma casa inteligente. É cada vez mais frequente em todo o mundo, e entre as  funcionalidades mais solicitadas encontram-se as funções de controlo de energia (ventilação, iluminação e monitorização de consumos). Todo esse controle pode ser feito através do seu smartphone com ligação à internet fixa ou móvel do seu plano de tv net voz.
Um futuro sustentável é possível com casas inteligentes. Basta um clique para que a casa seja esfregada e aspirada. Você pode até evitar o desperdício de água. A automação residencial permite que você  também economize na conta do gás, por exemplo.
A principal economia você verá na conta de luz. Pode economizar até 30% ao ano, de acordo com especialistas. Além disso, a automação residencial oferece mais segurança e a possibilidade de detectar qualquer falha para repará-la imediatamente.
Uma casa inteligente aponta para um futuro sustentável porque, ao saber do seu consumo de energia, tem a possibilidade de agir. Você muda seus hábitos de consumo, reduzindo sua pegada de carbono. Um estilo de vida inteligente é o que muitas cidades promovem atualmente. É assim que os hábitos de consumo se relacionam com os espaços em que nos movemos todos os dias. A tecnologia nos permite ter um planeta mais limpo no futuro, morando em uma casa inteligente.
Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.
Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.
A serviço da informação!
O seu endereço de e-mail não será publicado.






13/11/2021
12/11/2021
12/11/2021

A Rede Noticiando busca informar de forma rápida seus leitores sobre o que está acontecendo no cenário atual da cidade de São Paulo e Região Metropolitana. A serviço da informação!

  [email protected]

source